Diferença entre Segurança Alimentar e Segurança do Alimento

Muito se discute sobre importância da produção de alimentos com inocuidade e segurança para o consumo humano. Hoje, o consumidor exige cada vez mais que os alimentos sejam fabricados com excelentes padrões de qualidade e com rigores de higiene para que se possa evitar a transmissão de doenças ou a presença de algum corpo estranho. Resumidamente, pode-se dizer que o consumidor busca pela segurança alimentar! Contudo, seria esse o termo adequado? Na verdade, NÃO!
Várias são as dúvidas e, muitas vezes, confusões no momento de descrever sobre a segurança alimentar e a segurança do alimento. O primeiro se refere a disponibilidade de alimentos para a população mundial, ou seja, seria a quantidade de alimento suficiente para nutrir um ser humano disponibilizando uma vida mais saudável. Já a segurança do alimento é descrita como um conjunto de medidas padronizadas envolvendo toda a cadeia produtiva, garantindo a inocuidade do alimento em relação aos perigos físicos, químicos e biológicos.
Deve-se buscar tanto pela segurança do alimento quanto pela segurança alimentar, uma vez que envolvem princípios fundamentais para a sobrevivência da saúde humana e também das transações comerciais entre países produtores de alimentos. Por isso, a correta definição de cada um destes termos se mostra extremamente importante em um cenário produtivo, principalmente em um país como o Brasil que se destaca como grande fornecedor de alimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>